Operação controla incêndio em Pio IX Prefeitura Municipal de PIO IX
23/08/2019
Operação controla incêndio em Pio IX

O fogo que atingia trecho na região da rodovia que liga Pio IX à BR 020 foi totalmente controlado
Fonte: Ascom Prefeitura de Pio IX

A operação de combate ao incêndio que ocorria no município de Pio IX, desde o dia 18 de agosto, conseguiu, na manhã desta sexta-feira (23), controlar totalmente o fogo que atingia trecho na região da rodovia que liga Pio IX à BR 020.

Segundo o tenente Hamilton Lemos, do Corpo de Bombeiros de Picos, o incêndio, apesar de ter sido “uma grande tragédia”, não fez vítimas. O militar enaltece o trabalho organizado da equipe de operação e o apoio da gestão pública municipal e da população.

“Eu, em mais de 20 anos, nunca tinha visto pessoas que nem se conheciam com tanto afinco e união combatendo o incêndio. Não é em todo lugar que vemos essa aproximação entre comunidade, prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, observa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e coordenador da Defesa Civil do município, Clairton Alencar, destaca que o incêndio foi completamente controlado, ressaltando, também, o trabalho das equipes de Pio IX e cidades vizinhas.

“Tivemos o apoio das prefeituras de Pio IX e das cidades vizinhas, graças à articulação da prefeita Regina Coeli, do Corpo de Bombeiros, Grupamento de Polícia Militar, o GPM, voluntários. A gestão pública municipal se empenhou inteiramente”, frisa.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Gilson Alencar, a Prefeitura de Pio IX disponibilizou toda a estrutura para a operação, como drones, maquinário, carros-pipa e, inclusive, apoio financeiro.

“Foi uma batalha difícil, mas conseguimos a vitória. Agradecemos a todos aqueles que tiveram toda atenção conosco, em especial à prefeita Regina Coeli e ao sargento Hildomar, comandante do Grupamento de Polícia Militar”, pontua.

O sargento Hildomar, por sua vez, destaca que a prioridade da operação foi a preservação das vidas. “Vamos deixar o maquinário e uma equipe para continuar monitorando a área, os aceiros que foram feitos, para evitar que qualquer foco volte a surgir”, ressalta.

A prefeita Regina Coeli relata que “foi uma luta árdua, mas trabalhamos dia e noite, sem parar. Agradeço ao Corpo de Bombeiros, aos prefeitos vizinhos e secretários municipais, PM e população. Com muita determinação, concluímos a força-tarefa com segurança”.