Desfile cívico e torneio de futsal marcam comemorações do 7 de setembro em Pio IX Prefeitura Municipal de Pio IX
08/09/2017

Durante as apresentações, as escolas retrataram importantes fatos históricos do país

Os alunos da rede municipal de ensino de Pio IX comemoraram o Dia da Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico de 7 de setembro e um torneio de futsal feminino e masculino.

Duas escolas apresentaram seus desfiles nessa quinta-feira (07): a Escolinha Topo Gigio, de ensino infantil, e a Unidade Escolar José Antão de Alencar Neto. Durante as apresentações, ambas retrataram importantes fatos históricos do país, bem como a cultura nacional e regional, através de encenações e vestimentas.

“Esse é o nosso segundo passeio cívico. A ideia surgiu no ano passado para resgatar esse desfile tão bonito entre nossas escolas. Nós apresentamos temas históricos e da atualidade como a representação da miss brasil, contos infantis, a história de Pio IX e literatura de cordel, buscando retratar a nossa realidade”, conta a diretora da escola Topo Gigio, Lidiana Paes.

Após o desfile da escola José Antão de Alencar Neto, aconteceu o concurso Miss Pátria, em que várias garotas de localidades vizinhas participaram, e o show de talentos, onde os alunos puderam apresentar habilidades artísticas como dança, música e piadas.

“Foi um momento muito importante para a nossa escola e para a nossa comunidade. Aqui é um lugar onde os pais gostam de apoiar os eventos da escola e se envolver na organização e execução. Tivemos uma participação significativa da comunidade, todos muito engajados”, pontua Cleidiana Aguiar, diretora da escola José Antão de Alencar Neto.

Como parte da programação do 7 de setembro, também foi realizado, na quadra da Escola Maria Matutina de Alencar, o torneio de futsal da Independência, com equipes femininas e masculinas.

Segundo o coordenador municipal de Esportes, William Mello, a ideia é valorizar e incentivar a prática esportiva, e comemorar a data de maneira lúdica e socializadora.

A secretária municipal de Educação, Martha Rachel, destaca o sucesso dos eventos alusivos à Independência. “Tivemos a oportunidade de realizar eventos bastante interessantes e relevantes para a formação das crianças. Os desfiles cívicos trouxeram, com muito êxito, a cultura e história do nosso país e o torneio de futsal veio para lembrar da importância de socializar com a comunidade e praticar hábitos saudáveis. Foi um 7 de setembro bastante proveitoso e feliz”, finaliza Martha Rachel.