Secretaria de Educação de Pio IX realiza Jornada Pedagógica 2021 Prefeitura Municipal de PIO IX
  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco

Secretaria de Educação de Pio IX realiza Jornada Pedagógica 2021

Inovar para Educar
Fonte: 

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou dias 08 e 09 de março, a Jornada Pedagógica 2021. Com o tema “Inovar para Educar”, a secretaria buscou fomentar discussões sobre os desafios no tempo presente, a necessidade de reinvenção dos processos formativos, bem como de estratégias de aprendizagem e seu contexto durante a pandemia.

Neste ano, dada a situação de pandemia, enfrentada por todos, o município estruturou o evento de forma semipresencial, na perspectiva de garantir a segurança dos colaboradores e demais sujeitos interessados.

Programação de segunda-feira, 08 de março

Na segunda-feira, 08 de março, o evento teve início por volta das 8h com uma série de homenagens por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

A Secretária de Educação, Clebiana Telles, reforçou a importância do respeito para com os alunos e a busca por novas estratégias para aprimorar a aprendizagem nesse momento e agradeceu o corpo docente pelos esforços para levar a melhor educação durante a pandemia. Já a professora e vereadora, Eliane Bezerra, ressaltou a valorização dos profissionais do município e apresentou a programação do evento.

Pela manhã, além das homenagens em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com a participação da cantora Shirlany Rocha, que a abrilhantou o evento com sua linda voz, teve também as palestras com a psicóloga, Erisnete Alencar, com o seu vasto histórico acadêmico e a advogada e assessora especial da Prefeitura, Eristânia Gonçalves, sobre temas relacionados à história, conquistas, motivação e empoderamento feminino.

 

Na parte da tarde, o evento retornou discutindo os desafios do ensino híbrido durante a pandemia. Para evitar a aglomeração, estiveram presentes no auditório da secretaria de educação apenas coordenadores e a diretoria técnica. Os demais que compõem o corpo docente acompanharam pelo YouTube.

A Secretaria Municipal de Educação de Pio IX informou que o canal na plataforma YouTube continuará sendo utilizado como apoio pedagógico e suporte aos profissionais de educação com a produção de conteúdos específicos.

Nesta terça-feira, 09 de março, a Abertura do evento ficou por conta do professor e especialista em mídias digitais, Grasiane Sá, que abordou a temática sobre Tecnologia alinhada à prática pedagógica e seus benefícios para a aprendizagem.

Logo em seguida, Juliana Coelho que é professora especialista em Libras e Educação Infantil, palestrou sobre Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva.

Paloma Alencar, nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Esportiva e Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fechou o último bloco da manhã falando sobre agricultura familiar e saúde na merenda escolar e o processo educativo.

Mesmo virtual, o encerramento contou com uma rica discussão entre a professora Luciene Amorim, o presidente da CNTE, Heleno Araújo e o presidente APEOC e da FETENE e Anízio Melo que é Coordenador da Frente Norte/Nordeste. O três discorreram sobre o novo FUNDEB e os precatórios do FUNDEF, trajetória e conquistas, atual cenário.

Durante as discussões houve bastante interação e participação no chat da transmissão com perguntas e respostas.

Mesclando com a transição das palestras, houve apresentação cultural com os músicos piononenses Kennedy Arrais e seu pai, Osmando Arrais.

A Jornada Pedagógica 2021 reuniu aproximadamente 250 servidores, desde docentes que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como gestores e não docentes que atuam no âmbito escolar. A programação virtual aconteceu durante dois dias e continuará agora por pequenos grupos nas Unidades Escolares de 10 a 12 de março.




Deixe seu comentário






PREFEITURA MUNICIPAL PIO IX

CNPJ: 06.553.812/0001-40


Tel: 89 3453 1102 / 3453 1120


E-MAIL: prefeituradepioix2021@gmail.com