06/07/2020
Pio IX é destaque em prêmio da Organização Pan-Americana de Saúde no combate ao coronavírus

Fonte: ASCOM PIO IX

O município de Pio IX vem adotando uma série de medidas de enfrentamento à covid-19 desde o início da pandemia. A mais criativa teve como iniciativa fazer o uso de cordéis, com informações sobre a doença, para dar suporte à população.

Com essa iniciativa, Pio IX foi selecionado no prêmio intitulado como APS Forte, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), avaliado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que é um organismo internacional de saúde pública dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas.

No concurso, o relato de Pio IX teve como tema o “Suporte informacional e emocional por meio da sabedoria popular em cordéis e TICs” e foi desenvolvido por profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF),  composta pelo enfermeiro Delmo Alencar: as Agentes Comunitárias de Saúde, Maria Carvalho e Maria do Socorro Nascimento; além da enfermeira e coordenadora Juliana Katarina Cadena da Silva.

De acordo com o enfermeiro Delmo Alencar, a preparação do trabalho  aconteceu de forma remota. “As TIC’s foram desenvolvidas especificamente para o momento atual, com um número de whatsapp específico para manter contato com as pessoas, ofertar apoio emocional e informações sobre o novo momento vivenciado”, explica.

Delmo Alencar explica, ainda, que o trabalho envolveu pessoas de diferente faixas etárias que estão na área de abrangência da equipe de saúde da família. “Toda a estratégia foi feita no intuito de amenizar os efeitos da pandemia em todas as pessoas da área de abrangência da equipe de saúde da família como adultos, mulheres e idosos, portadores de diversas patologias que já são acompanhados pela equipe, uma vez que essas patologias tendem a agravar pela pandemia, no caso dos hipertensos, diabéticos, cardiopatas, etc”, destaca.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, parabenizou todo o esforço da equipe de saúde de Pio IX. "Fico muito grata e satisfeita quando vejo que o trabalho feito em nosso município tem surtido efeito positivo para o bem-estar da nossa população", frisa.

O prêmio APS Forte tem como objetivo reconhecer, dar visibilidade, identificar e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da Atenção Primária em Saúde.