Pio IX realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil nesta sexta (12) Prefeitura Municipal de PIO IX
11/06/2020

Fonte: ASCOM PIO IX

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza, nesta sexta-feira (12), ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização tem como objetivo informar e sensibilizar a sociedade sobre o trabalho infantil e suas consequências ao longo da vida.

“Precisamos que toda sociedade entenda que o lugar de criança é na escola, pois é lá que está o seu futuro, é estudando que eles serão grande profissionais, engenheiros, médicos, professores etc”, declara a secretária de Assistência Social, Auristemária Afonso.

No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades da lista TIP (piores formas de trabalho infantil), a proibição se estende aos 18 anos incompletos.

“Esse tema é trabalhado durante todo o ano, mas, nesta semana, a equipe da prefeitura atua mais enfaticamente para conscientizar e fortalecer que o trabalho infantil não deve ser incentivado ou aceito pela sociedade. Não estamos falando daquela contribuição dentro de casa, pois este apoio ajuda a fortalecer os vínculos familiares e formar caráter. Mas sim do trabalho que impede que a criança e o adolescente vá para a escola ou tenha seu momento de lazer, que são direitos garantidos”, conclui a prefeita de Pio IX, Regina Coeli.

7h - Exposição de faixas;

8h - Panfletagem nas barreiras sanitárias;

12h - Bate-papo na Rádio Umbuzeiro FM sobre as causas e consequências do trabalho infantil e a vigilância durante a pandemia de covid-19.

Participantes:

Charla Sousa - Conselheira Tutelar

Mariliane Gomes - Assistente Social (CREAS)

Socorro Feitosa - Psicóloga (CREAS)