Assistência Social de Pio IX realiza Semana de Combate ao Abuso Sexual Prefeitura Municipal de PIO IX
25/05/2020
Assistência Social de Pio IX realiza Semana de Combate ao Abuso Sexual

Fonte: ASCOM PIO IX

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, entre os dias 18 e 22 de maio, a “Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” com o intuito de alertar a população sobre formas de prevenção e combate.

A programação foi pensada para se adaptar aos tempos de pandemia e a equipe da Assistência Social realizou um cronograma com várias atividades de forma remota, através de lives transmitidas pelo Facebook da Prefeitura e de um debate na rádio Umbuzeiro, para que as pessoas pudessem participar e respeitar o isolamento social.

A programação iniciou na segunda-feira (18), com uma live da assistente social de Pio IX, Thallyne Costa, em parceria com a defensora pública da Vara da Infância e Adolescência de Teresina, Karla Cibele.  Na ocasião, abordaram como tema: “Os perigos da internet para o público infanto-juvenil durante a pandemia”.

Na quarta-feira (20), a equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) distribuíram panfletos explicativos nas barreiras sanitárias do município, seguindo todas as medidas de segurança contra a disseminação da covid-19 e sem aglomerações.

Continuando a programação, na quinta-feira (21), a coordenadora do CREAS, Pryscila Alencar, e a sua equipe participaram de um bate-papo sobre a campanha na Rádio Umbuzeiro. Durante a noite, a assistente social Thallyne Costa e a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Camila Andrade, discutiram, em live no Facebook da Prefeitura, sobre “A importância da educação/orientação sexual como forma de prevenir e proteger crianças e adolescentes da violência sexual”.

Encerrando a programação, na última sexta-feira (22), foi realizada uma live com a assistente social, Thallyne Costa, o psicólogo do Hospital Geral de Areias – Recife (PE), Luciano Andrade, e com os adolescentes do NUCA para debater o tema: “A masculinidade tóxica como estímulo à violência sexual infanto-juvenil”.

A secretária de Assistência Social de Pio IX, Auristemária Afonso, reforça que mesmo diante de uma pandemia, há debates importantes que precisam ser realizados. “A internet é uma ótima ferramenta que nos permite alcançar muita gente e devemos usá-la para informar e mobilizar as pessoas mostrando a importância de proteger a nossas crianças e adolescentes. Ficamos satisfeitos com o resultado que conseguimos, pois foram debates bem construídos, com excelentes profissionais”, declara.