Prefeitura de Pio IX realiza mutirão de combate à dengue na zona rural Prefeitura Municipal de PIO IX
09/10/2019
Prefeitura de Pio IX realiza mutirão de combate à dengue na zona rural

Fonte: Ascom Prefeitura Pio IX

A zona rural do município de Pio IX recebeu, nessa segunda-feira (7), o mutirão de combate à dengue da Prefeitura. A ação de limpeza e dedetização foi realizada pelos Agentes Municipais de Endemias, com a equipe técnica das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente, na localidade Coivaras.

Com objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, os profissionais iniciaram o Bloqueio de Transmissão nessa localidade. A ação de combate ao mosquito no município de Pio IX continuará, neste mês de outubro, no povoado Pau Ferro.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luís Pereira, “os trabalhos de combate ao mosquito transmissor foram intensificados nessa região em virtude de a localidade Coivaras ter apresentado casos de dengue notificados e registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan. A Prefeitura faz a sua parte, mas é necessário a própria população se conscientizar e não permitir que o mosquito se prolifere em casa ou na região”.

O coordenador municipal da vigilância epidemiológica, Iran Paulino, alerta a população. “Sempre inspecionamos as casas e alertamos as famílias de Pio IX para o cuidado básico com os locais em que podem ocorrer proliferação do mosquito Aedes Aegypti. É importante lembrarmos de não deixar água parada, isso evita sua procriação.  Tampar e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros. Também não acumular água em pratos de vasos de plantas. São ações simples que podem garantir a saúde e bem-estar de todos”, frisa.