Cajucultores de Pio IX participam de treinamento para controle de pragas Produtores rurais do município de Pio IX participaram, nessa quarta-feira (2), do treinamento sobre Manejo Integrado do Oídio, uma doença fúngica que afeta uma gr" property="og:description"> Prefeitura Municipal de PIO IX
03/10/2019
Cajucultores de Pio IX participam de treinamento para controle de pragas

Fonte: Ascom Prefeitura Pio IX

Produtores rurais do município de Pio IX participaram, nessa quarta-feira (2), do treinamento sobre Manejo Integrado do Oídio, uma doença fúngica que afeta uma grande variedade de plantas, e sobre Técnicas de Aplicação de Defensivos Agrícolas, no assentamento São Luís 2, zona rural do município.

A ação, realizada pela Câmara Setorial da Cajucultura do Estado do Piauí, contou com a parceria da Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e diversas entidades governamentais e não governamentais envolvidas. O objetivo é promover capacitação e qualificação aos cajucultores piauienses no combate às pragas.

A prefeita Regina Coeli e o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar, participaram dos treinamentos e aproveitaram para dialogar com os produtores da região se colocando à disposição nas ações de controle ao oídio.

“É muito importante esse apoio, com profissionais especializados e renomados, para eliminarmos esse grande problema na produção do caju. Parabéns aos diversos órgãos engajados nessa ação. Agradecemos a todos por esse imenso aprendizado e benefício a Pio IX”, diz a prefeita Regina Coeli.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar, comenta sobre o treinamento para os cajucultores de Pio IX. “Esse é o primeiro treinamento e já estamos trabalhando para novas ações no controle de pragas. Também nos reunimos com todos os prefeitos da região para juntos combatermos esse ataque do oídio em nossa cajulcutura”, frisa.

Segundo o presidente da Câmara Setorial da Cajucultura no Piauí, Ranilson Noberto Bezerra, “o oídio é uma doença que se alastrou rapidamente em todo o estado do Piauí, de Norte a Sul, prejudicando a formação dos frutos, a qualidade da produção e a economia local. O treinamento tem a importante função de combater essa praga, além de outras ações de controle da doença. Agradecemos também a sensibilidade da prefeita de Pio IX, Regina Coeli, de ouvir, aprender e se colocar à disposição no combate à essa praga”, diz.

Entre as entidades parceiras do treinamento, estavam: a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF) e o Projeto Viva o Semiárido; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF); a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); e diversas empresas privadas do setor do caju no Piauí.