IFPI entrega certificados do curso sobre Horta Orgânicas para professores de Pio IX Cerca de 50 servidores de Pio IX, entre profissionais educadores da rede municipal de ensino, e agentes de saúde, receberam, nessa quarta-feira (24), no IFPI, Campus" property="og:description"> Prefeitura Municipal de PIO IX
25/07/2019

Cerca de 50 servidores de Pio IX, entre profissionais educadores da rede municipal de ensino, e agentes de saúde, receberam, nessa quarta-feira (24), no IFPI, Campus Avançado de Pio IX, certificados do curso de Implementação de Hortas Orgânicas.

A capacitação contou com aulas teóricas e práticas, que foram realizadas aos finais de semana, pelo professor Izonaldo Dias, que é diretor do Campus, e o professor do IFPI, Nicolau Freitas. A secretária municipal da Educação, Martha Rachel, participou da solenidade e ressalta a alegria de saber que os professores serão multiplicadores das práticas aprendidas no curso.

“É uma alegria para nós participarmos desse momento. Toda capacitação é um aprendizado, um enriquecimento valioso para o professor. O profissional se sente mais valorizado e também pode passar todo seu conhecimento para os nossos alunos”, frisa a secretária Martha Rachel.

O professor Izonaldo Dias fala sobre importância da parceria com a prefeitura de Pio IX, onde tem rendido bons frutos, tanto para a instituição de ensino, quanto para o município. “Nossa intenção é fazer essa ligação entre a comunidade acadêmica do IFPI e os professores de Pio IX para que sejam multiplicadores de conhecimentos e de técnicas inovadoras para promover uma cultura mais sustentável. O curso teve carga horária de 40 horas divididas em cinco disciplinas, que envolvia a parte sobre solo, água, planta, método de irrigação e cultivo de hortaliças. Também vamos abrir novas turmas de formação continuada sobre Agricultor Familiar e Ovinos e Caprinos ”, acrescenta.

Já o professor Webston Nicolau Freitas alerta para a grande quantidade de agroquímicos utilizados nas grandes plantações no Brasil e como o curso serviu para mostrar a importância de cultivar produtos orgânicos. “Pio IX é um município essencialmente agrícola, pois mais de 70% da população vive na zona Rural. Então é muito importante cursos desse seguimento para o conhecimento dos agricultores, educadores, e comunidade geral”, diz.

Isabelle Bezerra, diretora da Unidade Escolar Laurindo Paulo de Oliveira, na Serra da Baraúna, fala da importância do curso e que a escola já colocou em prática todo o aprendizado. “Colocamos em prática o que apendemos em relação a como cuidar melhor da horta escolar”, afirma.