Pio IX promove ações de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças de adolescentes

Prefeitura Municipal de Pio IX

18/05/2017

Durante esta semana, a Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Casa da Juventude, está realizando uma série de ações para combater o abuso e a violência sexual contra crianças de adolescentes.

As unidades escolares municipais José Antão de Alencar Neto e Laurindo Paulo de Oliveira, localizadas na zona rural, e Nossa Senhora do Patrocínio, Francisco Suassuna de Melo, Maria Matutina de Alencar e Instituto Educacional Madre Paula, situadas na zona urbana, receberam palestras educativas.

Um grupo de profissionais composto pelo delegado de Polícia Civil de Pio IX, Aureliano Barcelos; a psicóloga Erisleia Bezerra, e a presidente do Conselho Tutelar Valdênia Sousa levaram para os alunos da rede municipal de ensino orientações e material informativo sobre proteção dos direitos da criança e do adolescente.

O público infanto-juvenil também participou de uma passeata e se divertiu com a apresentação do grupo de teatro “Mímicos da Alegria”.

Valdênia Sousa, presidente do Conselho Tutelar de Pio IX, afirma que é fundamental que se tenha em mente a necessidade de fortalecer a rede de proteção, mas, também, de conscientizar a todos sobre essa grave modalidade de violência.

A psicóloga Erisleia Bezerra também destacou a relevância dos eventos como forma de despertar a sociedade para o tema. “Todos precisam saber como é importante proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer forma de violência ou abuso. Antes mesmo que a agressão ocorra, ao menor sinal de perigo, devemos entrar em ação”, comenta.

Para Regina Coeli, prefeita de Pio IX, o incentivo à denúncia de casos e mesmo de suspeitas é um aspecto que precisa ser estimulado.