Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Infantil conta com programação especial em Pio IX A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoverá, nos dias 17 e 18 de maio, uma program" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Pio IX
16/05/2018

Fonte:

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoverá, nos dias 17 e 18 de maio, uma programação de atividades em alusão ao Dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação tem como objetivo conscientizar a população de Pio IX sobre a importância de ficar atenta ao problema e, dessa forma, atuar como um vetor de enfrentamento na luta contra o abuso e exploração sexual infantil, inclusive protegendo e denunciando casos de crimes dessa natureza.

Nesta quinta-feira (17), os alunos das unidades escolares Maria Matutina de Alencar e Professor Balduíno de Deus participarão de uma roda de conversa sobre o tema, a partir das 8h. No turno da noite, às 19h, haverá o Cine Pipoca para o público de 12 a 17 anos, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Na sexta-feira (18), Dia D da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a praça central do município de Pio IX receberá, a partir das 8h, a Blitz Educativa sobre a campanha e o “Aulão de dança por uma infância sem abuso e violência sexual”, ao lado da Igreja Matriz.

“Convidamos toda população para fazer parte desse momento de apoio às nossas crianças e adolescentes. É importante a conscientização e sensibilização na luta em defesa dos seus direitos e o desenvolvimento da sexualidade de forma segura e protegida, livres desse crime”, pontua a prefeita Regina Coeli.

18 de maio de 1973

A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual devido ao crime que ocorreu na cidade de Vitória-ES e chocou todo o país, ficando conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina, de apenas 8 anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média-alta daquela cidade.

Para denunciar crimes contra crianças, disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.