Prefeita de Pio IX defende nucleação das escolas públicas municipais Prefeitura Municipal de Pio IX
01/03/2018
Prefeita de Pio IX defende nucleação das escolas públicas municipais

Fonte:

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou, nessa quarta-feira (28), a IV Conferência Municipal de Educação. O evento marcou o início da Jornada Pedagógica 2018, um momento de preparação dos educadores para o ano letivo.

Com o tema "A consolidação do sistema nacional de educação através das análises dos indicadores do Plano Municipal de Educação (PME)", a abertura da Conferência, que aconteceu no auditório da Semec, reuniu centenas de profissionais educadores e gestores da rede de ensino para debater e conhecer as estratégias que serão utilizadas com os estudantes, em diversas áreas sociais.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli participou da abertura do evento e destacou a importância do processo de nucleação das escolas do ensino básico, que acaba com as turmas multisseriadas, com pouca quantidade de estudantes, e reúne os alunos em classes de acordo com sua faixa etária, por meio do uso do transporte escolar e deslocamento de suas comunidades para escolas com maior população, elevando a qualidade de ensino.

"A nossa principal preocupação é com o aprendizado do aluno. Estamos nucleando algumas turmas e é importante todos entenderem o motivo da nucleação, que vem acontecendo por imposição da realidade. Existem escolas com poucas quantidades de alunos que juntos dá um numero inferior ao exigido pelo Ministério da Educação. Esse aluno,que está junto com outros de séries diferentes, não tem o mesmo rendimento se estivesse numa escola com disciplinas específicas e pessoas da mesma série, ou seja, os alunos de turmas multisseriadas não têm o mesmo rendimento, por mais que os professores tenham a boa vontade. O nosso foco maior é a capacidade em fazer o aluno desenvolver o aprendizado", explica Coeli.

Ainda de acordo com a prefeita, "a Conferência é um momento importante para os profissionais da educação, com uma espécie de monitoramento e avaliações que acontece a cada dois anos. Temas muito importantes serão abordados nessa Jornada, como a inclusão na educação, com professores capacitados para trabalhar no ensino de pessoas com limitações no aprendizado".

O professor Antonio de Sousa Silva, do município de Tanque do Piauí, que é avaliador educacional do Sistema Nacional de Educação (SASE/MEC), foi o palestrante convidado para falar sobre o Plano Municipal de Educação.

"É uma satisfação muito grande participar desse evento em Pio IX. Aproveito para agradecer o convite e parabenizar a atuação da equipe, em especial a secretária de Educação, Martha Rachel, por trabalhar esse tema muito importante sobre o PME. Os educadores precisam conhecer esse documento, que é essencial para toda a população. Podemos observar que existe um grande desafio na área de alfabetização em todo o Estado do Piauí e precisamos ter um olhar mais sensível, revendo essas orientações e estratégias do Plano voltadas para a alfabetização”, observa Antônio.