Estudantes de Pio IX recebem orientações sobre saúde bucal

QUARTA, 05 DE ABRIL DE 2017 ÀS 14:10
FOTO

Como parte das ações de saúde bucal do município de Pio IX, a Secretaria de Saúde realizou, nesta quarta-feira (5), uma palestra sobre a temática na Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar.

O dentista e coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Rômulo Maia, destaca a importância das ações de prevenção. “Quando a Odontologia fica presa aos consultórios, ela perde a razão de existir, principalmente no serviço público, que também trabalha com a prevenção. Ainda não temos uma cultura da prevenção. Por isso, o projeto da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, leva ensinamentos que o indivíduo precisa aprender para obter e manter a saúde bucal. E a melhor época para isso é durante a infância”, diz Rômulo Maia.

O coordenador frisa que um dos objetivos é criar uma rede de prevenção e cuidado em Pio IX. "As crianças que hoje recebem as orientações serão atendidas duas vezes por semana nos consultórios odontológicos do Programa de Estratégia de Saúde da Família (PSF) da sede. No interior dos municípios, os profissionais já estão trabalhando com a educação em saúde e montando estratégias próprias de prevenção de acordo com as demandas de cada região”, complementa Rômulo Maia.

A coordenadora da Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar, Telma Alencar, destaca a importância da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do município. “Consideramos muito importante a presença desses profissionais de saúde dentro da escola. A atividade contribui para que os estudantes sejam orientados da maneira correta e até multipliquem essa informação em casa”, destaca.

A aluna Maria Tamariele, de 10 anos, diz que gostou muito da atividade e aprendeu alguns novos cuidados. “Eu já tinha aprendido como é importante escovar os dentes para que não estraguem, mas hoje eu aprendi também como guardar a escova de dente”, conta, empolgada.