Programa Identidade Jovem é lançado em Pio IX e vai beneficiar jovens de baixa renda

Prefeitura Municipal de Pio IX

26/10/2017

Foi lançado, nesta quinta-feira (26), em Pio IX, na sede da Secretaria Municipal de Educação, o programa Identidade Jovem (ID Jovem). O evento contou com a participação de representantes da equipe de Coordenadoria da Juventude do Estado Piauí (Cojuv).

O ID Jovem é um documento que possibilita aos jovens de 15 a 29 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, além da gratuidade da inscrição do ENEM.

Vicente Gomes, coordenador estadual da Juventude, destaca que o lançamento do programa em Pio IX foi possível devido àarticulação com a Prefeitura. "O diálogo entre Estado e Município é essencial para que possamos construir políticas de juventude que cheguem de fato ao nosso público-alvo: o jovem”, diz o coordenador.

Regina Coeli, prefeita de Pio IX, afirma que as equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Pio IX e da Casa da Juventude local já estão a postos para orientar todos aqueles que podem e desejam ter acesso ao documento. “Toda ação que vem para beneficiar e engrandecer os jovens piononenses é muito bem-vinda”, destaca a gestora.

A secretária de Assistência Social, Auristemária Afonso, explica que para ter acesso ao benefício é preciso também ter o Número de Identificação Social (NIS). “Para gerar o NIS ou atualizar os dados cadastrais, basta ir à Secretaria Municipal de Assistência Social. Iremos organizar, em parceria com a Casa da Juventude, um momento para facilitar a emissão das carteirinhas para que, em seguida, nossos os jovens possam ter acesso aos benefícios do programa Identidade Jovem”, afirma Auristemária Afonso.

A estudante Sabrina Sthéfany participou do lançamento do programa e pretende usar o benefício para conhecer outros Estados.

ID Jovem

A emissão da identidade é gratuita e pode ser feita por meio do aplicativo do programa para smartphones ou pelo site da Caixa Econômica Federal. Pela Internet, com o NIS (Número de Identificação Social), o jovem deverá acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar o cartão.

Para utilizar, será necessária a impressão da imagem do cartão e a apresentação no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto. Já pelo aplicativo para smartphones, basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar a imagem do cartão. Neste caso, não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.