Pio IX encerra primeira etapa da capacitação do projeto Viva o Semiárido Um novo olhar sobre o Semiárido. A avaliação é da direto" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Pio IX
30/09/2017
Pio IX encerra primeira etapa da capacitação do projeto Viva o Semiárido

Professores de duas escolas do município participaram da formação

Um novo olhar sobre o Semiárido. A avaliação é da diretora da Unidade Escolar José Antão de Alencar Neto, Cleidiara Aguiar, sobre o primeiro módulo da capacitação de professores da rede municipal de Pio IX, que irão atuar junto ao projeto Viva o Semiárido. A capacitação ocorreu de 25 a 29 de outubro e envolveu, também, a Unidade Escolar Laurindo Paulo de Oliveira, na Serra da Baraúna. Ao todo, serão beneficiados mais de 700 alunos do município.

“Tivemos a oportunidade de ganhar um novo olhar sobre o Semiárido, que é muito rico. Este é um pontapé inicial de uma nova visão que iremos colocar em prática com alunos e pais de alunos. Já queremos implantar o projeto de criação de hortas, com plantas frutíferas para inserir na merenda escolar”, diz a diretora Cleidiana Aguiar.

Iniciativa do Governo do Estado, com acordo de empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, em parceria com a Prefeitura de Pio IX, o projeto visa reduzir a pobreza e aumentar a produção e padrão de vida no semiárido do Piauí, por meio de intervenções nas atividades produtivas e educacionais.

O foco é a “Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido”. Para a professora Cláudia Alves, consultora do projeto, a avaliação da primeira etapa é bastante positiva. “Deste primeiro encontro já saíram algumas ideias e percebemos que os professores estão comprometido na execução do projeto. O objetivo da formação é trazer uma discussão a cerca da educação do campo para convivência com o semiárido. É preciso implantar esse modelo de educação nas escolas, respeitando o conhecimento que os alunos trazem da comunidade, trabalhando de forma interdisciplinar e propondo uma releitura do projeto político pedagógico atual”, explica a consultora.

Segundo ela, a próxima etapa acontece dentro das escolas e consiste na avaliação da execução do projeto discutido na primeira etapa. “Este é o 12º município visitado neste território. Vamos retornar agora ao primeiro município. A data de retorno a Pio IX ainda será definida”, conclui. No total, são 89 municípios piauienses atendidos, em cinco territórios.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, destaca o apoio da Prefeitura em relação à implantação do projeto nas escolas. “Pio IX sempre abraça e busca essas parcerias. Esse projeto é muito interessante, uma proposta de educação contextualizada, de valorização e convivência com nosso semiárido e de, certamente, envolvimento das escolas com o seu quadro de profissionais, que aqui em Pio IX, está sempre interessado e engajado”, frisa Regina Coeli.