Pio IX recebe Ônibus Lilás em ação de enfrentamento à violência contra a mulher Prefeitura Municipal de Pio IX
14/09/2017
Pio IX recebe Ônibus Lilás em ação de enfrentamento à violência contra a mulher

Foram oferecidos serviços de atendimento psicológico, jurídico e assistencial

Cerca de 80 pessoas participaram de ação do Ônibus Lilás, nesta quinta-feira (14), promovida pela Prefeitura de Pio IX, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres. O evento aconteceu na localidade Serra do Boi, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS).

O projeto itinerante “Ônibus Lilás” realiza ações de prevenção à violência contra a mulher em municípios do Piauí, com o objetivo de assistir as mulheres da zona rural. Em Pio IX, foram oferecidos serviços de atendimento psicológico, jurídico e assistencial e orientações acerca da Lei Maria da Penha, formas de denúncia e igualdade de gênero.

"Para nós é um prazer realizar esse projeto, pois fica a expectativa de que algo vai melhorar nos municípios por onde a gente passa”, afirma a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres, Haldacir Regina.

O secretário municipal de Saúde de Pio IX, Luís Pereira, destaca a importância da ação junto às mulheres da zona rural. “A violência não deve acontecer contra ninguém, mas a gente sabe da existência de uma cultura histórica de desrespeito e inferiorização da mulher. No sentido de acabar com essa cultura, esta ação traz um despertar, um alerta, para que ninguém mais passe por essa situação”, pontua o secretário.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, ressalta a necessidade da igualdade de gênero no enfrentamento à violência contra a mulher. “É preciso vir a essas comunidades rurais e dizer que violência não é natural, que violência é quebra de direitos. A gente precisa levar às mulheres essa certeza de que nós somos diferentes dos homens, mas os direitos são iguais. A igualdade de gênero é importante e a gente tem que buscá-la cada vez mais”, finaliza Regina Coeli.