Encontro de Folguedos de Pio IX tem espaço cenográfico, quadrilhas e shows

Prefeitura Municipal de Pio IX

17/06/2017
Encontro de Folguedos de Pio IX tem espaço cenográfico, quadrilhas e shows

A Prefeitura de Pio IX iniciou mais uma edição do Encontro de Folguedos nessa sexta-feira (16). O evento, que chega a sua 15° edição, traz como tema “O Cordel Com a Corda Toda”.

A literatura de cordel, uma das principais expressões da cultura popular nordestina, ganhou um espaço cenográfico especial no Terreiro da Fazenda, local de realização do evento. O espaço “Cordel ao Pé do Ouvido” apresenta, por meio desse gênero literário, cordéis que se transformaram em clássicos da música brasileira. A Praça do Cordel é um espaço destinado para improvisos e rimas ao vivo.

Também foram montados espaços com comidas típicas e para exposição de produtos diversos produzidos pela população, através do Espaço do Empreendedor local. Para as crianças foi organizado um local com brinquedos artesanais nordestinos.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, destaca que várias oficinas começaram a ser ministradas desde o início do semestre para envolver estudantes das escolas municipais no universo desse gênero literário. “O resultado dos trabalhos desenvolvidos nesses meses está exposto no evento. Tudo isto traduz o que de fato é o Encontro de Folguedos de Pio IX. É mais do que uma festa. Trata-se de um conjunto de manifestações que reforça as tradições de nossa cidade”, diz a gestora.

Henrique Pires, secretário nacional do Turismo, ressaltou a importância de investimentos no setor cultural para que a população reconheça e mantenha suas tradições culturais.

Alvino Luz, Forró do Gui e Marlon do Acordeon foram alguns dos artistas que passaram pelo palco dos shows. A programação conta ainda com diversas apresentações artísticas e culturais e festival de quadrilhas, que acontece neste sábado (17).

Confira a programação deste sábado (17):

17h - Praça do Cordel

Apresentação de cordelistas e músicos locais

19h30 - Apresentação da Quadrilha Junina Raios de Sol

20h - IV Festival de Quadrilhas de Pio IX

Junina Nação Sanfonada - Salgueiro (PE)

Esperança Nordestina - Araripe (CE)

Junina Arrasta-pé dos Caipiras - Picos (PI)

23h - Shows Culturais

Danilo Pernambucano