Prefeitura de Pio IX lança campanha sobre uso correto do SAMU O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU no município de Pio IX iniciará atendimento a partir desta sexta-feira (1). Com o objetivo de orientar a pop" property="og:description"> Prefeitura Municipal de PIO IX
30/10/2019
Prefeitura de Pio IX lança campanha sobre uso correto do SAMU

O serviço de atendimento móvel de urgência inicia nesta sexta-feira (1) em Pio IX
Fonte: Ascom Prefeitura Pio IX

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU no município de Pio IX iniciará atendimento a partir desta sexta-feira (1). Com o objetivo de orientar a população sobre o uso correto e a importância do serviço pré-hospitalar no município, a Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, lançou campanha educativa sobre o SAMU.

Com o tema “O SAMU é pra você. Saiba como usar!”, a gestão municipal visa esclarecer a população com informações sobre horários, disponibilidade, forma correta para acionar o serviço e casos em que o SAMU pode realizar atendimento. O conteúdo é divulgado por meio de plataformas digitais e tradicionais, nas redes sociais da Prefeitura e rádio local, distribuição de folder informativo e orientações dos profissionais, nas escolas, nas UBS e no Centro da cidade de Pio IX.

A prefeita Regina Coeli fala sobre a campanha que foi lançada, nessa terça-feira (29), e explica sobre os impactos positivos para população. “Nossos piononenses vão contar com esse serviço de saúde que garante maior agilidade e qualidade no atendimento em situações de urgências e emergências. É muito importante que todos entendam qual a maneira correta de acionar o SAMU, a importância desse atendimento para salvar a vida de pessoas”, diz a gestora municipal.

Para o secretário municipal da Saúde, Luís Pereira, “é uma enorme conquista na Saúde do nosso município e, principalmente, para os pionoenenses. O SAMU é um serviço de qualidade, que previne complicações e reduz o risco de morte de pacientes que precisam de atendimento hospitalar o mais rápido possível. São profissionais que prestam os primeiros socorros e agora estão mais perto da nossa população”, acrescenta.

A coordenadora do SAMU de Pio IX, Nara Karoliny Carvalho Sá, fala sobre o SAMU em Pio IX. “Estamos à disposição 24 horas por dia, para o atendimento de ocorrências, durante os sete dias da semana. É importante destacarmos, que este serviço só deve ser acionado em casos de urgência e emergência, como, por exemplo, acidentes automobilísticos, choques elétricos, suspeita de infarto ou AVC, tentativas de suicídio, envenenamento, crises convulsivas e outros problemas graves considerados situações de risco de morte ou sequelas”, explica.

A coordenadora municipal do SAMU destaca, ainda, que o acionamento deve ser feito apenas por meio da ligação para o número 192. "A saída da viatura da base é feita apenas com autorização da regulação desse serviço. Também alertamos que, em casos de óbito, a viatura do SAMU não faz a remoção do corpo", completa.