Profissionais de Saúde de Pio IX participam de capacitação Prefeitura Municipal de PIO IX
  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco
17/10/2019
Profissionais de Saúde de Pio IX participam de capacitação

O objetivo era compartilhar informações e ajudar os profissionais no diagnóstico de doenças consideradas negligenciadas, entre elas, a hanseníase.
Fonte: 

Os profissionais de Saúde da Prefeitura de Pio IX participaram, nessa quarta-feira (16), de uma capacitação, no polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB. O objetivo era compartilhar informações e ajudar os profissionais no diagnóstico de doenças consideradas negligenciadas, entre elas, a hanseníase. O médico Luimar de Jesus, referência na área, foi convidado para falar sobre o tema.

 

“Recebi o convite da Prefeitura de Pio IX para atuar na capacitação dos servidores da saúde. O objetivo é ajudar no diagnóstico de doenças, como a hanseníase. O Piauí ainda tem cidades que fazem parte de uma região endêmica. O mesmo acontece com a leishmaniose. É preciso ficar atento aos sintomas, para que o tratamento seja o mais indicado e tenha eficácia”, afirmou o médico aposentado pelo Ministério da Saúde.

 

A coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Cadena, explicou que a capacitação faz parte das ações do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, que engloba médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal de apoio, dentre outros profissionais. “Chamamos de doenças negligenciadas aquelas que o poder público não investe muito em tratamento. Precisamos ter um olhar mais sensível para o diagnóstico dessas doenças. Nosso objetivo é estar sempre com a rede preparada para atender melhor os usuários”, diz Juliana.

 

O médico da Unidade Básica de Saúde – UBS Sede, Ítalo Nere, participou da capacitação e falou da importância em se debater o tema. “É um tema de muita relevância e estamos contando com um profissional de gabarito para falar do assunto. A hanseníase atinge um número considerável da população piauiense. É uma doença que não deve ser negligenciada. Muitas vezes as lesões de pele são tratadas como se fosse outra patologia”, finaliza o médico. 




Fotos Relacionadas

Deixe seu comentário






PREFEITURA MUNICIPAL PIO IX

CNPJ: 06.553.812/0001-40


Tel: 89 3453 1102 / 3453 1120


E-MAIL: prefeituradepioix@gmail.com