Corrida de rua e jogos de futsal marcam programação esportiva do aniversário de Pio IX Prefeitura Municipal de Pio IX
04/08/2019

Cerca de 300 atletas participaram da corrida “Oxente, Pio IX!”
Fonte: Ascom Prefeitura Pio IX

O município de Pio IX completa, no próximo dia 8 de agosto, 130 anos de emancipação política, mas as comemorações já iniciaram com diversas tipos de atividades, incluindo o esporte. No último sábado (3), aconteceu a 3ª Edição da Corrida de Rua “Oxente, Pio IX!”, com o tema “Aqui bate meu coração”.

A corrida, promovida pela Prefeitura, conta com parceria da Fundação Cultural Poeta João Pereira e do grupo de corrida “Oxente, run”.  Neste ano, a novidade foi na categoria “Oxente, Pio IX - Kids”, que teve participação de 100 crianças, com idades a partir dos 2 anos. Na categoria dos adultos, a competição ficou dividida entre as categorias feminina e masculina; nos grupos, os adultos que correm e os adultos que caminham.

“É um evento organizado, que já se destaca no Estado do Piauí e entrou no gosto popular e no calendário esportivo piauiense. Todos participam de forma democrática. O grupo 'Oxente, run' trouxe como novidade o Oxente Kids. Assim, as nossas crianças também participaram e valorizaram o esporte e a saúde”, comenta a prefeita de Pio IX, Regina Coeli.

A servidora pública federal Tailândia Melo participou da Corrida Oxente, Pio IX! e elogia a iniciativa. “Ainda vamos ver um grande resultado em tudo isso, pois representa investimento em saúde e qualidade de vida. Isso não tem preço”, frisa.

O organizador da Corrida, Rômulo Maia, explica que “dividimos a 'Oxente, Pio IX!' em três categorias: adultos que correm, com 150 participantes; adultos que caminham, com 50 participantes; e a corrida “Oxente Kids”, com 100 crianças inscritas. Um forma de democratizar o esporte, o lazer, pois uma população que corre e se exercita é saudável e mais feliz, capaz de construir um futuro melhor”.

Futsal Feminino e Masculino

Já no domingo (4), a programação esportiva continuou com o Torneio de Futsal Feminino e Masculino de Pio IX, no Ginásio Poliesportivo José Antão de Alencar Neto, com jogos divididos nas categorias Sub 14 e Sub 18 para os times masculinos.

O coordenador de Departamento de Esporte e Lazer de Pio IX, Guto Costa, ao comentar sobre o torneio, destaca que “tivemos um dia animado e com premiações em dinheiro, troféu e medalhas para os campeões e vice-campeões de todas as categorias. Parabéns para os todos os times participantes. Agradeço à prefeita Regina Coeli pelo apoio, por sempre incentivar nosso esporte e saber da importância desses momentos para a garotada de Pio IX”, diz.

A equipe do Abacaxi no Balde foi campeão na categoria Sub-14 e vice-campeonato ficou para o time do Mãos Solidárias 2. No futsal Sub-18, o Juventude Futsal conquistou o título de campeão 2019, já o time Mãos Solidárias 1 foi o vice-campeão da categoria. Na Futsal Feminino, as jogadoras do Unidos Pela Bola – UPB venceu a equipe do Boleiras, que ficou em segundo lugar. Também teve partida de handebol com os times Abacaxi no Balde, que jogou contra o Arco-Íris abrindo o torneio. Após os jogos, ocorreu o momento da entrega de troféus e medalhas.