Escolas de Pio IX recebem ações educativas sobre meningite

Prefeitura Municipal de Pio IX

30/05/2017
Escolas de Pio IX recebem ações educativas sobre meningite

A escola fica localizada em uma região limítrofe ao município de Parambu (CE), onde ocorreram casos recentes de óbitos de pessoas infectadas com o agravo

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira (30), ação educativa sobre a meningite, na Escola Municipal José Antão de Alencar Neto, na localidade Covadonga (Posto Fiscal).

A escola fica localizada em uma região limítrofe ao município de Parambu (CE), onde ocorreram casos recentes de óbitos de pessoas infectadas com o agravo. “Onde tem informação, tem prevenção. Necessitamos desse tipo de orientação para que possamos agir da melhor forma possível. Estamos de mãos dadas no combate e prevenção à meningite”, diz Edielza Costa, moradora da Vila Bastião.

“A fim de tranquilizarmos e esclarecermos os piononenses sobre os sintomas e as formas de transmissão da doença, estamos realizando palestras educativas na rede municipal de ensino. Não houve casos notificados de meningite nos últimos três anos em nossa cidade, mas, ainda assim, estamos intensificando as ações combate à meningite em Pio IX”, destaca a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pio IX, Laiane Alencar.

Nesta quinta-feira (1) será disponibilizada a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 a 13 anos, que estudam na Escola Municipal José Antão de Alencar Neto.

Como parte das ações de prevenção, outras atividades também serão realizadas pela Secretaria, como atualização da vacinação das crianças; intensificação das ações de promoção e prevenção da doença e da busca ativa das crianças e adolescentes para vacinação de rotina meningo C.