Público lota Terreiro da Fazenda no encerramento do 17° Encontro de Folguedos de Pio IX Prefeitura Municipal de PIO IX
01/07/2019

O segundo dia do evento foi marcado por atrações musicais e culturais
Fonte: ASCOM Prefeitura de Pio IX

O segundo dia do 17° Encontro de Folguedos foi marcado por atrações musicais e culturais com expressiva participação do público, nesse último domingo (30).

A festa iniciou com a leitura de cordel pelo público presente no evento. Logo após, veio a tradicional brincadeira do "pau de sebo", com a premiação de R$ 200,00 para o vencedor.

Ainda no clima de festa junina, Rosa de Jericó fez os piononeses e visitantes dançarem e cantarem grandes sucessos do forró.

Iniciando as apresentações culturais, foi a vez de as crianças do maternal da Unidade Escolar José Ricardo de Moraes mostrarem aos presentes elementos importantes da cultura de fé de Pio IX, ao som de música regional.

Acirrado, o Concurso Regional de Quadrilhas Juninas empolgou o público. Nesta edição, se apresentaram a quadrilha Chamego Bom, de Jaicós-PI; a Nação Sanfonear, de Salgueiro-PE, e o grupo convidado da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, de Pio IX, que realizou sua performance sem disputar o prêmio. A vencedora, Chamego Bom, foi premiada com R$ 2.500,00. A segunda colocada, Nação Sanfonear, ganhou o prêmio de R$1.000,00. Também foram premiados os melhores noivo, noiva, rainha e marcador, com R$ 200,00 cada. Além do prêmio em dinheiro, todos receberam troféu.

O encerramento do evento ficou por conta de Danilo Pernambucano e Fábio Carneirinho, que tocaram até a madrugada o estilo musical mais apreciado pelos nordestinos: o forró.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, reforça a importância da realização de eventos que valorizem a cultura popular. "Pio IX só tem a ganhar com o Encontro de Folguedos, porque é a nossa cultura que está sendo valorizada. Nosso sentimento agora é de gratidão por todos que nos apoiaram, por todos que vieram prestigiar nossa festa junina e buscar evoluir mais ainda nos próximos anos", finaliza.