Pio IX desenvolve projeto de valorização da literatura de cordel

A Prefeitura de Pio IX realizou, neste sábado (27), oficina de xilogravura para 30 professores e alunos das redes municipal e particular de ensino. A atividade faz parte do calendário preparativo para o 15º Encontro de Folguedos de " property="og:description"> Prefeitura Municipal de Pio IX

27/05/2017
Pio IX desenvolve projeto de valorização da literatura de cordel

A Prefeitura de Pio IX realizou, neste sábado (27), oficina de xilogravura para 30 professores e alunos das redes municipal e particular de ensino. A atividade faz parte do calendário preparativo para o 15º Encontro de Folguedos de Pio IX, que acontece nos dias 16 e 17 de junho, e este ano traz como tema: “O Cordel com a Corda Toda”.

A atividade, ministrada pelo artista plástico Raí Amorim, foi dividida nos turnos manhã e tarde. Durante a oficina, o ministrante explicou aos participantes a história da xilogravura, como acontece o processo de construção dos materiais e as finalizações das artes. “Foi uma experiência enriquecedora e que descobriu talentos, além de despertarmos o interesse dos participantes pela arte que retrata tão bem o cotidiano do nordestino”, destaca Raí Amorim.

“Recentemente, capacitamos os professores da rede municipal de ensino para utilizar a literatura de cordel em sala de aula. É positivo para nosso evento que ele seja produzido pelos piononenses e para isso precisamos conhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro”, diz Regina Coeli, prefeita de Pio IX.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Nayane Sousa, acrescenta que a produção de xilogravuras, ilustrarão os livretos de cordel, que estão sendo produzidos na rede municipal de ensino e serão expostos durante o Encontro.

Carolina Melo, professora da Unidade Escolar Projeto Mineiros, localizada na BR- 020, avalia a oficina como proveitosa e pretende aplicar o conhecimento em sala de aula.