Pio IX recebe I Semana de Agropecuária do Campus Avançado do IFPI O Campus Avançado do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Pio IX, realizou a I Semana de Agropecuária – SEMAPIX. O evento, que iniciou nessa segunda-feira (23) e segue até o dia 26" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Pio IX
27/10/2018
Pio IX recebe I Semana de Agropecuária do Campus Avançado do IFPI

O Campus Avançado do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Pio IX, realizou a I Semana de Agropecuária – SEMAPIX. O evento, que iniciou nessa segunda-feira (23) e segue até o dia 26 de outubro, é organizado pela própria instituição e acadêmicos das quatro turmas dos cursos Técnicos em Agropecuária, existentes no Campus, em parceria com a Prefeitura de Pio IX e o SEBRAE.

A cerimônia de abertura aconteceu com a presença da prefeita Regina Coeli e da secretária municipal de Educação, professora Martha Rachel, além de representantes da instituição de ensino.

Na ocasião, a prefeita Regina Coeli, falou sobre a importância da ação, que integra alunos, professores e agricultores. “Isso serve para que os alunos adquiram técnicas de plantio, adubação e produção para trabalhar naquilo que nós temos no município. Fico mais feliz ainda porque nossa gestão participou da criação do Campus, indo atrás de recursos para a reforma do local”, pontua.

O diretor-geral do IFPI de Pio IX, Izonaldo Monteiro, explica sobre a finalidade da Feira de Agropecuária.

“É um projeto de extensão. Um edital que a pró-reitoria estende para todos os Campus do Instituto Federal do Piauí.  Concorremos com edital e os melhores projetos são contemplados com verba para execução desse projeto. No momento estamos com uma faixa de 80 alunos, assim como a comunidade em geral. São agricultores, produtores rurais, para fazer a participação nesses minicursos que serão realizados aqui e nas palestras”, explica.

Entre os temas e minicursos que serão abordados nos próximos dias, estão: técnicas de propagação de frutíferas; boas práticas na produção de mel; manejo sanitário de ovinos e caprinos; elaboração de projetos agropecuários; suinocultura para a agricultura familiar; cultivo hidropônico do milho, entre outros.

Também participaram do evento, o diretor–presidente da Companhia Industrial de Óleos do Nordeste, Tarcísio Magalhães; o coordenador do curso técnico em agropecuária, Webiston Nicolau; além de diversos professores, funcionários da instituição, alunos dos cursos e alunos convidados da Escola Nossa Senhora do Patrocínio – Anexo Recreio.

Fotos: Iago Sousa/ Cidades Na Net