Pio IX realiza ações pelo Dia de Luta Antimanicomial

Prefeitura Municipal de Pio IX

18/05/2017
Pio IX realiza ações pelo Dia de Luta Antimanicomial

Para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta quinta-feira (18), as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Pio IX realizaram uma série de atividades e intervenções culturais.

Usuários e servidores do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) de Pio IX e a comunidade em geral assistiram ao filme “Nise - o Coração da Loucura”, nessa quarta-feira (17), e hoje (18) participaram de caminhada pelas ruas da cidade.

Em todo o país a data é marcada por ações que promovem a conscientização e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes psiquiátricos. Giorgina Soares, Psicóloga do CAPS I, acredita que as ações desenvolvidas em Pio IX irão fortalecer a rede de saúde mental na cidade.

"Nossa mobilização é pela autonomia das pessoas, para mostrar que elas não precisam se esconder, mostrar que a vida tem cor, que todos nós existimos e que todos eles podem se socializar normalmente. O fato de o CAPS I existir, por exemplo, é uma vitória antimanicomial’, diz a terapeuta ocupacional do CAPS I, Santília Brandão.

DATA

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é considerado um marco teórico e político da mudança do tipo de assistência oferecido às pessoas com sofrimento psíquico grave, o que também desencadeou a criação da Política Nacional de Saúde Mental e a implantação dos CAPS em substituição à lógica de exclusão social dos hospícios e manicômios.