Pio IX realiza ações pelo Dia de Luta Antimanicomial

  Prefeitura Municipal de Pio IX

  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco
18/05/2017
Pio IX realiza ações pelo Dia de Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é considerado um marco teórico e político da mudança do tipo de assistência oferecido às pessoas com sofrimento psíquico grave
Fonte: Ascom Pio IX


 

Para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta quinta-feira (18), as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Pio IX realizaram uma série de atividades e intervenções culturais.

 

Usuários e servidores do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) de Pio IX e a comunidade em geral assistiram ao filme “Nise - o Coração da Loucura”, nessa quarta-feira (17), e hoje (18) participaram de caminhada pelas ruas da cidade.

 

Em todo o país a data é marcada por ações que promovem a conscientização e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes psiquiátricos. Giorgina Soares, Psicóloga do CAPS I, acredita que as ações desenvolvidas em Pio IX irão fortalecer a rede de saúde mental na cidade.


"Nossa mobilização é pela autonomia das pessoas, para mostrar que elas não precisam se esconder, mostrar que a vida tem cor, que todos nós existimos e que todos eles podem se socializar normalmente. O fato de o CAPS I existir, por exemplo, é uma vitória antimanicomial’, diz a terapeuta ocupacional do CAPS I, Santília Brandão.


DATA


O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é considerado um marco teórico e político da mudança do tipo de assistência oferecido às pessoas com sofrimento psíquico grave, o que também desencadeou a criação da Política Nacional de Saúde Mental e a implantação dos CAPS em substituição à lógica de exclusão social dos hospícios e manicômios. 




Fotos Relacionadas

Deixe seu comentário






PREFEITURA MUNICIPAL PIO IX

CNPJ: 06.553.812/0001-40


Tel: 89 3453 1102 / 3453 1120


E-MAIL: prefeituradepioix@gmail.com