Psicóloga de Pio IX orienta população sobre importância de denunciar contra casos de abuso sexual infantil A programação do dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no município de Pio IX, iniciou nessa quinta-feira (17), com palestras nas escolas da rede" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Pio IX
  •  
  •  
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Fale conosco
17/05/2018
Psicóloga de Pio IX orienta população sobre importância de denunciar contra casos de abuso sexual infantil

Fonte: 

A programação do dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no município de Pio IX, iniciou nessa quinta-feira (17), com palestras nas escolas da rede municipal de ensino para os alunos, além de debates temáticos na rádio municipal Umbuzeiro FM, como parte das atividades de conscientização e sensibilização para o problema.

 

Durante entrevista especial no programa de rádio, os profissionais convidados alertaram sobre os casos de abuso que ocorreram no município e como uma iniciativa de denúncia pode salvar a vida de uma criança vítima de crime dessa natureza.

 

Para a psicóloga Erisleia Bezerra, as crianças precisam saber o que é abuso e lidar com essa questão desde cedo, pois a melhor forma de proteger é realmente com a informação. “Sabemos que é um pouco difícil falar sobre isso para as crianças, mas, devido aos casos que têm acontecido em nossa região é preciso abrir os olhos e saber orientar os filhos a respeito dessa situação”, diz a profissional.

 

“A maior dificuldade para combater os casos é com relação à família, pois, às vezes, essa família não tem apoio nenhum e a criança fica a mercê do problema, já que os pais também podem ou não acreditar ou perceber os sinais da criança. Então, a gente faz essa orientação para eles saberem quais os passos a serem seguidos em defesa e prevenção desse crime”, completa.

 


A psicóloga de Pio IX, Erisleia Bezerra, ainda ressaltou a importância de a denúncia ser feita sem preocupação do denunciante se identificar. “Essa questão da denúncia é muito complicada, pois às vezes a pessoa que deseja realizar a denúncia não é diretamente da família. Então por isso existe o Disque 100, um número nacional disponibilizado para evitar essa situação constrangedora para o denunciante, sem se identificar. Não precisamos ter medo, vamos fazer o nosso papel defendendo as nossas crianças, independente de quem seja filho”, ressalta.

 

Participaram das atividades a assistente social Elisângela Sá; a psicóloga Erisleia Bezerra; a coordenadora do CRAS de Pio IX, Dominice Carmo, e as conselheiras tutelares do município, Charla Maria de Sousa e Antônia Ecirlete.

 

Nesta sexta-feira (18), dia D do combate ao abuso e exploração sexual infantil, a programação continua no município com a Blitz Educativa e o “Aulão de dança por uma infância sem abuso e violência sexual”, ao lado da Igreja Matriz.




Deixe seu comentário






PREFEITURA MUNICIPAL PIO IX

CNPJ: 06.553.812/0001-40


Tel: 89 3453 1102 / 3453 1120


E-MAIL: prefeituradepioix@gmail.com