Profissionais do setor de licitação em Pio IX são capacitados pelo Sebrae Profissionais do setor de licitação da Prefeitura de Pio IX participaram, nessa segu" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Pio IX
06/02/2018
Profissionais do setor de licitação em Pio IX são capacitados pelo Sebrae

Fonte:

Profissionais do setor de licitação da Prefeitura de Pio IX participaram, nessa segunda-feira (5), de uma capacitação sobre as adequações nos editais de compras para incluir e priorizar os microempreendedores locais nos processos licitatórios do município.

A roda de conversa foi promovida pela Prefeitura, por meio do Espaço do Empreendedor em Pio IX. A consultora do Sebrae, Débora Oliveira, foi a ministrante convidada para participar da capacitação. Durante o encontro, ela explicou sobre as adequações dos editais de compras do município para favorecer as pequenas empresas na hora de concorrer ao processo de licitação.

“Falamos da exclusividade das compras, da possibilidade do município fazer um processo só para as microempresas, a reserva de cota de até 25% nas compras de bens divisíveis, também da preferência de contratação das empresas locais e regionais. Então se trata de um momento muito importante, pois é preciso adequar esse processo licitatório conforme os benefícios da Lei da Microempresa 123/06, para que os pequenos empresários tenham a oportunidade ganhar alguns certames”, explica a consultora.

Para a coordenadora do Espaço do Empreendedor em Pio IX, Alcizete Alencar, “o encontro oportunizou debater com o setor de licitação e alguns profissionais do setor de Educação como eles podem trabalhar em relação ao processo licitatório, dando prioridade ao pequeno empreendedor e produtor, para que essas compras sejam solicitadas pelo setor local. Nossa intenção é buscar alternativas para que o município sempre cresça e acreditamos que esse encontro foi bastante esclarecedor e as informações só vem a ajudar essa equipe”, afirma.

A advogada Paula de Alencar Lima, que trabalha no setor de licitação da Prefeitura, participou da capacitação e falou sobre a iniciativa. "Foi uma iniciativa muito boa para nós, que trabalhamos com as compras da Prefeitura, pois trouxe informações dos processos licitatórios para inclusão das microempresas. E o espaço do empreendedor, com certeza, foi uma conquista muito importante para o crescimento do município", finaliza.