Pio IX recebe ações da Defensoria Itinerante nesta semana Prefeitura Municipal de Pio IX
11/12/2017
Pio IX recebe ações da Defensoria Itinerante nesta semana

Fonte:

O município de Pio IX recebe, até esta quarta-feira (13), as ações da Defensoria Itinerante, na Praça Deputado Alencar Mota. O evento é realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), em parceria com a Defensoria Pública da União. Na ocasião, serão oferecidos atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade; retificação de registro civil de nascimento; suprimento de óbito; divórcio consensual; homologação de acordo de pensão alimentícia; restauração de assento de nascimento; e reconhecimento e dissolução de união estável.

A abertura da Defensoria Itinerante contou com a apresentação de crianças do Pelotão Mirim, do Km 87 da cidade de Francisco Santos. Durante toda a segunda-feira (11), além dos serviços da Defensoria, também foram realizadas atividades de educação no trânsito, serviços de beleza, emissão de carteira do idoso, benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC) e Identidade Jovem.

“Agradeço a presença do Pelotão Mirim, que se apresentou de forma maravilhosa, e ao Capitão Edimilson, pela relevância do trabalho, mostrando a disciplina e o respeito por parte das crianças. Além disso, a ação mostrou também a importância na educação do trânsito e o cuidado com a vida ao dirigir alcoolizado, tema que será abordado, em breve, pelos agentes de saúde com a sinalização do município”, destaca a prefeita de Pio IX, Regina Coeli.

Para o capitão do Pelotão Mirim, Edimilson, "o trabalho só tem a crescer na comunidade, pois a sociedade vive um momento de muita violência e as crianças ficam expostas à criminalização. Agradeço o convite feito pela prefeita Regina Coeli, foi excelente a ideia de trazer as crianças para apresentação na Defensoria Itinerante e, principalmente, pelo apoio na segurança pública do município, com a preocupação de implantar também um Pelotão Mirim na cidade”, ressalta.

No segundo dia de evento, terça-feira (12), a população de Pio IX contará com  atividades como zumba, contação de histórias, apresentação cultural e da orquestra de arcordes do sertão e uma palestra, às 9h30, sobre o tema Primeira Infância.

A Defensoria Itinerante será encerrada na quarta-feira (13), com avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial, orientação sobre saúde bucal, apresentações culturais e do Programa Proerd e com a exposição "Afinando e Desafinando", de Cineas Santos.